quarta-feira, 29 de julho de 2009

Citando, Clarice.

[...] Os pêlos de ambos eram curtos, vermelhos.
Que foi que se disseram? Não se sabe. Sabe-se apenas que se comunicaram rapidamente, pois não havia tempo. Sabe-se também que sem falar eles se pediam. Pediam-se, com urgência, com encabulamento, surpreendidos.
No meio de tanta vaga impossibilidade e de tanto sol, ali estava a solução para a criança vermelha. E no meio de tantas ruas a serem trotadas, de tantos cães maiores, de tantos esgotos secos - lá estava uma menina, como se fora carne de sua ruiva carne. Eles se fitavam profundos, entregues, ausentes de Grajaú. Mais um instante e o suspenso sonho se quebraria, cedendo talvez à gravidade com que se pediam.
Mas ambos eram comprometidos.
Ela com sua infância impossível, o centro da inocência que só se abriria quando ela fosse uma mulher. Ele, com sua natureza aprisionada.
A dona esperava impaciente sob o guarda-sol. O basset ruivo afinal despregou-se da menina e saiu sonâmbulo. Ela ficou espantada, com o acontecimento nas mãos, numa mudez que nem pai nem mãe compreendiam. Acompanhou-os com os olhos pretos que mal acreditavam, debruçada sobre a bolsa e os joelhos, até vê-lo dobrar a outra esquina.
Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para trás
.[...]
______
Eu tinha que colocá-lo aqui! Sou simplesmente apaixonada por esse conto. Bom, esse conto se chama Tentação e é de Clarice Lispector. E eu, como fã devota de Clarice, tive que colocá-lo aqui. Você pode encontrá-lo na íntegra da internet, ou faça como eu e compre o livro Felicidade Clandestina, afinal, ler é bem melhor e leva em conta por que tem vários outros contos,- ótimos!-, da autora.
;*

6 comentários:

Dtescom.blogspot.com disse...

Parece ser bom esse conto.

Unknown disse...

Pow Nao li tudo nao ..fui cortando as partes mais salve aki depois vo ler direitim

mais parece ser show

puroqi.blogspot.com/

Cia. I di Humor® disse...

Mtu bom, adoro os contos da Clarice. "Dá-me a tua mão", "O primeiro beijo" entre outros, todos perfeitos, parabéns pelo bom gosto.

abraços!

At disse...

A que maravilha!

adoro Clarice :)

ja leu agua viva?
acho a perfeição
nao gosto de ler, mas Clarice
ela passa uma intimidade, é
como se ela estive pertinho
de falando as coisas :D

Marcos Lima disse...

Lendo o livro "As Cem Melhores Crônicas Brasileiras" pude encontrar algumas crônicas da Clarice, porém não gostei muito delas não. Acho que no estilo de contos ela se sai muito melhor!

Beijos
http://senhor-do-tempo.blogspot.com/

Viajante Independente disse...

MUITO BOM